Close Menu

Busque por Palavra Chave

Artigo | Cidades - Espaços de criatividade, inovação, soluções e oportunidades

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/09/2021 19:31 - Atualizado em 03/09/2021 19:32
Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por Carlos Moisés da Silva*

O espaço criativo, inovador e, ao mesmo tempo, mantenedor das tradições é a cidade.

O conceito de cidades criativas teve como seu precursor, há 30 anos, o urbanista inglês Charles Landry, para quem a vida nas cidades deve ser criativa, por meio do estímulo à imaginação e à curiosidade. Poderíamos dizer que as cidades são uma espécie de plataforma de inovação aberta aos cidadãos, gerando soluções e oportunidades, sem dar as costas ao passado. Preservar história, língua, gastronomia, recursos e belezas naturais, sem deixar de ser inovador e gerar oportunidades é o grande desafio dos prefeitos, em outras palavras, avançar para um futuro inovador e de soluções sem abandonar o passado.

Nosso governo é municipalista, e nas cidades por onde ando tenho dito, "cidades fortes, Estado forte".

Como garantir a autonomia das cidades para o pleno desenvolvimento das pessoas, num sistema federativo que concentra na União mais de 60% de tudo o que se arrecada? E ainda como agravante, daquilo que a União que devolve o faz de maneira desproporcional aos estados e municípios.

Na última semana, no esforço de potencializar as cidades, e para abrir espaços nos quais se possa investir na solução de problemas, caminhamos três dias no Sul de Santa Catarina garantindo investimentos de mais de 350 milhões de reais em vários municípios, com destaque para Criciúma, Araranguá, Tubarão, Laguna, Grão-Pará e Praia Grande, que somados aos demais investimentos no sul do Estado na nossa gestão, já superam cifra bilionária.

Com investimentos, usando recursos próprios dos catarinenses, ou seja, sem usar de financiamentos, vamos cumprindo nosso compromisso de defender a autonomia dos municípios. Desta vez voltamos à bela Região Sul do nosso Estado, com seu grande potencial turístico, industrial e cultural, que agora mereceu mais uma vez a nossa atenção. As cidades e sua gente estão recebendo os investimentos que necessitam, não só em infraestrutura, mas em educação, segurança, saúde, turismo e para o desenvolvimento econômico. São estes investimentos que vão fazer toda a diferença para termos foco e condições locais de criarmos oportunidades.

O Governo do Estado, cumprindo o seu papel, está promovendo junto aos municípios oportunidades de investimentos para que atinjam suas metas definidas há décadas, mas procrastinadas pela falta de recursos e propósitos.

Manteremos como prioridade do nosso Governo a infraestrutura, restaurando desde o litoral até o Extremo Oeste nossas rodovias, deixando nossas serras seguras e pavimentadas, portos e aeroportos com gestão qualificada e especializada, priorizando obras importantes já em execução e planejamento muitas outras em todas as regiões de Santa Catarina.

Com trabalho programático e planejamento, o futuro se descortina como uma grande oportunidade criativa. Quem viver verá!

*Governador de Santa Catarina


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro